Acervo Digital

Acervo Digital

O Ipeafro vem realizando um extenso trabalho de tratamento e conservação de seu acervo documental e museológico. Já fizemos o tratamento técnico e a microfilmagem de parte dos documentos históricos referentes ao Teatro Experimental do Negro e digitalizamos as imagens microfilmadas desses documentos. Na primeira fase do trabalho o fotógrafo Américo Vermelho realizou a reprodução digital dos pôsteres do Ipeafro, bem como parte da coleção de obras artísticas. Eduardo Riera criou o design dos primeiros sites (ipeafro.org.br e abdias.com.br). Realizamos essa etapa do trabalho em parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional e a Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio, com financiamento da Fundação Ford e do CRL - Centro para Bibliotecas de Pesquisa (EUA) mediante apoio da representação da Biblioteca do Congresso no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

A Petrobras patrocinou nosso projeto Acervo Abdias Nascimento - Acessando a História e a Cultura Afro-Brasileiras, mediante edital do Programa Petrobras Cultural 2007. Essa etapa incluiu o tratamento técnico do acervo iconográfico, digitalizamos parte do acervo documental e realizamos a digitalização em alta qualidade dos itens do acervo museológico. A Fundação Kellogg apoiou esse projeto em 2009 e 2010.

O tratamento técnico do acervo iconográfico ficou sob a responsabilidade da museóloga Roberta Lopes Leite, especialista em conservação fotográfica. A equipe do Ipeafro realizou o tratamento técnico do acervo documental. O restauro e a conservação de obras artísticas ficaram a cargo de Cláudio Eduardo, Catarina Faria e Ateliê Marylca.

Para realizar a reprodução digital das obras artísticas e outros componentes do acervo museológico nessa fase, contamos com a valiosa parceria da RCS Arte Digital, empresa especializada com sede em São Paulo, dirigida por Miguel Pacheco e Chaves.

O Ipeafro contou com Hélio Ricardo, da Brainstorm Consultoria, e com Thiago Neves e Vinícius Amaral da Four Active para o web design e construção da ferramenta do site, cujo projeto gráfico é de Luiz Carlos Gá.

O material que está disponível aqui em nosso site representa apenas uma parte do Acervo Abdias Nascimento / Ipeafro. Dividido em cinco seções, o acervo contém grande quantidade de documentos textuais e iconográficos que aguardam tratamento técnico, microfilmagem e digitalização. Do acervo museológico, resta ainda grande parte a receber tratamento técnico e restauro.

 

PATROCÍNIO

 

APOIO


 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

DBD / Nirema

O Ipeafro trabalha com educação no contexto da Lei 10.639/2003

DIREITOS_USO